Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 30/07/2025 - Notícias
PodAdufg discute garantias legais para servidores que enfrentam problemas de saúde

O Adufg-Sindicato exibe, nesta quinta-feira (31/07), às 17 horas, a 21ª edição do PodAdufg. Com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, o episódio aborda um tema de extrema relevância para os servidores públicos: os direitos garantidos em situações de adoecimento próprio ou de familiares. Para assistir ao episódio, basta clicar aqui.
A proposta é esclarecer dúvidas frequentes que surgem em momentos delicados, quando a saúde do servidor está fragilizada e toda a estrutura familiar é impactada. Entre as principais questões debatidas estão: quais os direitos do servidor em atividade quando adoece? Como proceder nesses casos? E o que fazer quando a doença atinge um membro da família?
A nova edição do podcast busca orientar e informar a categoria sobre os caminhos legais e institucionais disponíveis nesses contextos, reafirmando o compromisso do Adufg-Sindicato com a defesa dos direitos dos trabalhadores do serviço público.
Convidados
Participam da 21ª edição do PodAdufg especialistas com ampla atuação na defesa dos direitos dos servidores públicos. São eles: o advogado Francis Bordas, membro da Associação Americana de Juristas (AAJ); a advogada Josilma Saraiva, integrante do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP); e Elias Menta Macedo, assessor jurídico do Adufg-Sindicato.
Convidados
Francis Campos Bordas é advogado com atuação voltada a entidades sindicais e servidores públicos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é integrante do CNASP, membro da Comissão Especial de Precatórios da OAB/RS e da Associação Americana de Juristas – Rama Brasil (AAJ).
Josilma Saraiva é especialista em Direito Administrativo e atua na assessoria jurídica de servidores públicos e sindicatos. É também integrante do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP).
Elias Menta Macedo é advogado graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em prática trabalhista e previdenciária pela UCAM. Mestre e doutorando em Direitos Humanos pela UFG, é assessor jurídico de entidades sindicais e trabalhistas, entre elas o Adufg-Sindicato.