Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/09/2025 - Notícias

Quarta Cultural do Adufg-Sindicato celebra arte e memória do professor Elder Rocha Lima

Quarta Cultural do Adufg-Sindicato celebra arte e memória do professor Elder Rocha Lima

O Adufg-Sindicato realizou na última quarta-feira (10/09), mais uma edição da “Quarta Cultural”, que neste mês de setembro foi marcada pela emoção e por homenagens ao professor Elder Rocha Lima (1928-2024). A programação contou com a vernissage da exposição Serra Dourada, inspirada nas obras do artista e educador, e com o recital do Duo Martins-Botelho, formado pelos professores Martha Martins (piano) e Marcos Botelho (trombone), da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC-UFG).

A exposição reúne pinturas inspiradas na Reserva da Serra Dourada, área de pesquisa e biodiversidade da UFG. Para a pró-reitora de Pesquisa e Inovação da universidade, Helena Carasek, o momento foi carregado de significado. “Essa mostra começou a ser planejada quando o professor Elder ainda estava entre nós. Infelizmente, ele faleceu antes de vê-la realizada. Mas acredito que, onde estiver, ficará muito feliz com essa homenagem. É uma forma de reconhecer sua contribuição e sua paixão pelo Cerrado”, afirmou.

A professora Vera Klein também destacou a trajetória de Elder Rocha Lima e sua ligação com a preservação ambiental. “Ele tinha um amor profundo pela Serra Dourada e pelo Cerrado. Sempre falava da importância da Reserva José Ângelo Rizzo para a pesquisa e a educação. Este evento é ainda mais especial por acontecer na véspera do Dia do Cerrado”, lembrou.

A esposa de Elder, Graça Fleury, ressaltou o caráter de luta presente na produção artística do professor. “Ele não pintava apenas pela estética. Suas obras carregam uma bandeira em defesa do Cerrado. Elder também foi um homem de coragem, preso durante a ditadura militar e que deixou grande legado como artista, gestor e defensor da natureza”, destacou.

Música e homenagem
A noite também foi marcada pelo recital do Duo Martins-Botelho, que apresentou um repertório de música brasileira, incluindo obras de Heitor Villa-Lobos, José Siqueira, Edson de Camargo e João Ribeiro, além de compositores goianos. “Pensamos em um concerto que valorizasse a música brasileira e também homenageasse o professor Elder Rocha Lima. Tocamos peças que dialogam com sua trajetória e sua ligação com Goiás”, explicou a professora e pianista Martha Martins.

O professor e trombonista Marcos Botelho completou: “Chamamos esse concerto de canções sem palavras. O trombone tem uma relação forte com esse tipo de peça e achamos que combinava muito com o espírito da homenagem. Elder foi uma pessoa marcante e tive o privilégio de entrevistá-lo para uma pesquisa. Sua memória impressionava e trouxe grandes contribuições para a cultura goiana", disse.

O 1º vice-presidente do Adufg-Sindicato, professor Humberto Carlos Ruggeri Júnior, reforçou o caráter cultural da iniciativa e convidou os sindicalizados a acompanharem os próximos encontros. “A Quarta Cultural já se consolidou como um espaço de convivência e valorização da arte. Hoje, tivemos um recital belíssimo e uma exposição em homenagem a um dos maiores nomes das artes visuais de Goiás. Convido todos a participarem das próximas edições”, afirmou.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.