Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 18/09/2025 - Notícias
Urgência para anistia a golpistas é aprovada com apoio da maioria dos deputados de Goiás

Em mais uma demonstração de ataque à democracia e aos preceitos constitucionais, a Câmara dos Deputados aprovou, ontem, a urgência para a tramitação do projeto que pretende conceder anistia aos condenados por atos golpistas do 8 de janeiro. A medida recebeu 311 votos favoráveis e 163 contrários.
Dos 17 deputados federais de Goiás, 13 se posicionaram a favor da impunidade, evidenciando não apenas o descaso com os princípios republicanos, mas também com os eleitores, que veem projetos importantes e necessários serem deixados de lado, como a revisão da escala 6x1 e a isenção do imposto de renda.
Os deputados goianos que votaram a favor da urgência foram: Adriano do Baldy (PP), Célio Silveira (MDB), Daniel Agrobom (PL), Dr. Ismael Alexandrino (PSD), Dr. Zacharias Calil (União Brasil), Gustavo Gayer (PL), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Leda Borges (PSDB), Magda Mofatto (PRD), Marussa Boldrin (MDB), Professor Alcides (PL), Samuel Santos (Podemos) e Silvye Alves (União Brasil).
Apenas dois deputados de Goiás votaram contra: Delegada Adriana Accorsi (PT) e Rubens Otoni (PT). Estiveram ausentes Flávia Morais (PDT) e José Nelto (União Brasil).
A análise por partidos evidencia o apoio da extrema direita e do Centrão à tramitação do projeto: o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, registrou 85 votos favoráveis; o União Brasil, 49; e o PP, 43. Contra a anistia aos golpistas, o PT, do presidente Lula, contabilizou 66 votos, seguido por PSOL (14), PDT (13), PSB (12) e PCdoB (9).
A aprovação da urgência reforça a tentativa de alguns parlamentares de apoiar novamente a trama golpista e de enfraquecer o Estado Democrático de Direito.
A Diretoria do Adufg-Sindicato repudia veementemente a decisão da Câmara e reafirma seu compromisso com a defesa da democracia, da justiça e da soberania nacional. A entidade, que luta pelos direitos da categoria docente, seguirá resistindo a qualquer iniciativa que vise a impunidade e o enfraquecimento das instituições democráticas.