Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 21/10/2025 - Notícias
Adufg-Sindicato abre plebiscito para decidir sobre paralisação docente no dia 29 de outubro na UFG, UFJ e UFCAT

Docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) vão decidir, por meio de plebiscito, sobre a paralisação das atividades no dia 29 de outubro, data em que será realizada a Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa. A mobilização, que reunirá servidores de todo o país em Brasília, tem como objetivo defender os serviços públicos e os direitos das categorias. O assunto foi discutido nesta terça-feira (21/10), durante Assembleia Geral Extraordinária promovida pelo Adufg-Sindicato em formato híbrido.
O plebiscito eletrônico ficará disponível por 48 horas - das 19h desta terça-feira (21/10) às 19h de quinta-feira (23/10) - e será realizado separadamente para cada universidade. A votação pode ser feita pelo site votacao.adufg.org.br.
Na Assembleia, a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, destacou a importância da participação da categoria no processo. “A Marcha Nacional é um momento decisivo de mobilização contra a Reforma Administrativa, que ameaça os serviços públicos e os direitos dos servidores. Por isso, é fundamental que cada docente participe do plebiscito e ajude a definir coletivamente nossa forma de atuação no dia 29 de outubro”, afirmou.
A proposta de Reforma Administrativa em discussão no Congresso Nacional tem sido alvo de forte preocupação entre as entidades representativas do funcionalismo. Elaborada sem diálogo com a sociedade, a medida impõe riscos concretos à manutenção dos serviços públicos, à autonomia federativa e à valorização das carreiras de Estado. Entre os principais pontos criticados estão o enfraquecimento da estabilidade, a abertura para privatizações, a desestruturação de políticas públicas e a ameaça à previdência dos servidores.
Geovana reforçou que o Sindicato vem intensificando as ações de mobilização e diálogo com a base. “Precisamos estar unidos e mobilizados. O plebiscito é um instrumento democrático que garante que todos os docentes das três universidades federais possam se manifestar sobre a paralisação. Contamos com a ampla participação da categoria”, completou.
Como votar?
Para votar, os docentes devem seguir os seguintes passos:
1) – Acesse www.votacao.adufg.org.br;
2) – Informe o seu CPF e clique em acessar;
3) – Abra seu e-mail em outra janela do seu navegador e consulte a senha enviada pelo sistema;
4) - Retorne para a página do sistema de votação, informe a senha e clique em entrar;
5) – Clique na opção “ver enquete”;
6) – Marque a opção desejada e, em seguida, clique em “efetuar meu voto”.
As senhas são enviadas automaticamente para os e-mails dos professores. Caso não recebam as informações, os docentes devem entrar em contato também pelo (62) 3202-1280.
Caso o docente não receba a senha por e-mail, o contato pode ser feito pelo telefone (62) 3202-1280 para obter as informações necessárias.
Não filiados
Docentes que não são filiados ao Adufg-Sindicato também poderão votar no plebiscito. Aqueles que ainda não possuem cadastro no sistema devem solicitá-lo pelo e-mail secretaria@adufg.org.br, informando nome completo, número da matrícula Siape, CPF, e-mail e unidade acadêmica. Os professores que já têm cadastro, mesmo não sendo filiados, poderão acessar diretamente a votação.
Acesse a plataforma de votação neste link: www.votacao.adufg.org.br