Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/05/2020 - Notícias

Universidades federais goianas compõem grupo que busca mapear o coronavírus

Segundo a Andifes, mais de 800 pesquisas relacionadas ao coronavírus são conduzidas por universidades em todo o Brasil

Universidades federais goianas compõem grupo que busca mapear o coronavírus

A Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Jataí (UFJ) estão entre as 46 instituições de ensino superior públicas brasileiras que estão na linha de frente no desenvolvimento de pesquisas para mapear o novo coronavírus (Covid-19) e encontrar uma vacina. O levantamento foi divulgado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e publicado pelo portal G1.

No total, as universidades públicas brasileiras estão conduzindo 823 pesquisas relacionadas à Covid-19. A maior parte das pesquisas buscam identificar o genoma viral da Sars-CoV-2, além de elaborar sistemas informatizados para a detecção de novos casos. Outras universidades, como a UFG, têm trabalhado no desenvolvimento de testes e respiradores mecânicos mais baratos.

Além das pesquisas as universidades federais goianas estão engajadas com a comunidade na prestação de serviços. Neste sentido, além da UFG e da UFJ, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) está à frente de diversos projetos, como o Tele-Covid.

De acordo com a Andifes, as universidades brasilerias também contribuíram através dos seus hospitais universitários, oferecendo 489 leitos de UTI e 2.228 leitos de atendimento comum. Nisto está incluso o novo Hospital das Clínicas, que contribuiu com 700 leitos.

 

*Com informações do G1
Foto: G1