Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 17/06/2020 - Notícias

Presidente do Adufg pede que UFG defenda servidores durante a pandemia

Flávio Alves da Silva foi um dos debatedores do 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior

Presidente do Adufg pede que UFG defenda servidores durante a pandemia

“A universidade e suas lideranças também devem estar engajadas na defesa dos servidores durante pandemia do novo coronavírus”, afirmou o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Flávio Alves da Silva, durante a conferência “Os desafios da UFG em tempos de pandemia – múltiplos olhares”. A discussão fez parte da programação do 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O presidente também destacou que as entidades sindicais têm cumprido seu papel na defesa dos direitos da categoria, especialmente nesse momento de crise. Citou como exemplo a recente conquista do Adufg, em atuação conjunta com a Proifes Federação e o senador Randolfe Rodrigues (REDE-PA), que resultou na retirada das progressões e promoções da Lei Complementar 173, de 27 de maio de 2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

“Sabemos que o Governo Federal está promovendo ataques às universidades, ao ensino superior, aos professores e demais servidores públicos. O Brasil é o País onde o errado é certo e, infelizmente, sempre que a corda tiver que ceder, ela vai atingir as camadas mais vulneráveis”, explicou. “Por tudo que tem acontecido, é fundamental que as universidades valorizem os servidores, especialmente os que têm atuado no combate à pandemia”, disse o presidente do Adufg.

Flávio Alves da Silva também defendeu que a retomada de atividades acadêmicas de forma remota seja melhor discutida com a comunidade acadêmica. “Conhecemos a realidade de milhares de alunos que não possuem acesso à internet e a computadores. Além disso, é uma modalidade de ensino que requer técnicas diferentes das aplicadas presencialmente. Desse modo, seria necessário capacitar os professores para esse tipo de aula, mas somos capazes de nos reinventarmos. A vida é feita de desafios”, completou.

Após o debate, o presidente respondeu aos questionamentos dos docentes sobre a realização de uma assembleia virtual. De acordo com o presidente do sindicato, a instituição tem feito tudo que está ao alcance neste momento e que colocar os professores em risco de exposição à doença não está em pauta. “Não conseguimos uma ferramenta para a assembleia virtual que comporte 2.600 professores”, disse.

Conferência
Inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o evento teve como tema “Realidade e Futuro da universidade federal”. Um dos principais objetivos do congresso é apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além do presidente do Adufg-Sindicato, participam da conferência o presidente da Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Goiás (APG-UFG), Dener Lucas Araújo dos Santos, a diretora da pasta de Mulheres do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Goiás (DCE-UFG), Elis Valadares, e o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFES), Fernando César Silva da Mota.