Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/07/2020 - Notícias

Adufg-Sindicato orienta professores em caso de suspeita de Covid-19

Docentes podem realizar exames para detecção do novo vírus por meio do plano de saúde ou do projeto Tenda da Triagem

Adufg-Sindicato orienta professores em caso de suspeita de Covid-19
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) orienta os professores sobre os procedimentos necessários em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Para aqueles que possuem o plano de saúde contratado pelo sindicato, é necessário realizar uma avaliação médica, que pode ser feita de forma virtual.

Caso os docentes apresentem sintomas, o médico fará a indicação para o exame de detecção do vírus. Os testes podem ser feitos nos laboratórios credenciados ao plano de saúde, inclusive, no próprio laboratório da operadora. O pedido é liberado no sistema logo após a solicitação médica.

As consultas online são realizadas por meio do aplicativo Cliente Unimed Goiânia. Para utilizá-lo, os professores devem baixá-lo em celulares iOS ou Android e então acessar a aba Consultório Virtual na página inicial. Em caso de dúvidas, os professores com plano de saúde podem entrar em contato pelos telefones (62) 99986-7633 e (62) 99945-8903.
 
Os docentes que não possuem plano de saúde podem recorrer ao projeto Tenda da Triagem, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nele, são disponibilizadas dez vagas diárias para professores, técnicos-administrativos e servidores terceirizados. O agendamento pode ser feito na Administração do Adufg, pelo telefone (62) 99504-1940. Os testes são realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, no Centro de Aulas D, localizado à Rua 235, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.  
 
O Adufg-Sindicato também orienta que os professores procurem orientações já nos primeiros sintomas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Entre os sintomas menos comuns, estão dores e desconfortos, dores de garganta, diarreia, conjuntivite, dores de cabeça, perda de paladar ou olfato e erupção cutânea na pele. Há, ainda, os sintomas mais graves, que são dificuldade para respirar ou falta de ar, perda de fala ou movimento e dor ou pressão no peito.