Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/09/2020 - Notícias

Prestação de contas de 2019 do Adufg-Sindicato é aprovada

Em Assembleia virtual, também foram escolhidos novos integrantes do Conselho Fiscal

Prestação de contas de 2019 do Adufg-Sindicato é aprovada

O balanço fiscal referente ao exercício de 2019 do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) foi aprovado nesta quarta-feira (02/09), em Assembleia Geral Ordinária. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a assembleia foi realizada de forma virtual.

Os dados do balanço patrimonial, de receitas e despesas do Adufg-Sindicato em 2019 foram apresentados pelo contador Silas do Nascimento Moreira. O relatório apontou superávit de mais de R$ 2,3 milhões nas contas da entidade. Além disso, os dados revelaram o aumento das despesas operacionais – que envolvem gastos trabalhistas e com pessoal, manutenções, serviços e benefícios sociais, entre outros. Outro dado positivo apresentado foi o crescimento significativo da receita tanto patrimonial quanto financeira, resultado de aplicações que foram feitas pelo sindicato.

As contas foram aprovadas sem ressalvas pela auditoria fiscal realizada pela empresa Marol, que não possui vínculos com o Adufg e emitiu um parecer técnico e ético livre de qualquer interferência. De acordo com o auditor César Carlos dos Santos Júnior, em 2018, a empresa havia aconselhado o Sindicato sobre duas questões: receitas com mensalidades dos associados reconhecidas pelo regime de caixa; e ausência de controles do ativo imobilizado, em especial os relacionados com a política de inventário, determinação do valor residual e vida útil, o que foi completamente corrigido no exercício de 2019.

De acordo com o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, a instituição não tem medido esforços para seguir à risca as orientações da auditoria. O docente contou, ainda, sobre os investimentos que a entidade tem feito junto à Cooperativa Sicoob, que, somente em 2019 resultou num rendimento de cerca de R$ 70 mil referente à divisão de lucros (sobras) da cooperativa. “Adotamos as melhores práticas contábeis existentes. Sabemos que o dinheiro não é nosso, mas do sindicalizado e procuramos cuidar da melhor forma possível”, pontuou Flávio.

Conselho fiscal
Na assembleia, também foram eleitos os novos membros do Conselho Fiscal: Serigne Ababacar Cisse Ba, do Centro de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Catalão (titular) Antônio César de Oliveira, aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (suplente).