Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/12/2020 - Notícias

Pesquisa da UFG quer identificar o perfil de consumo de carnes no Brasil

Iniciativa é da Escola de Veterinária e Zootecnia por meio do Núcleo de Estudos em Qualidade de Carnes

Pesquisa da UFG quer identificar o perfil de consumo de carnes no Brasil

O Núcleo de Estudos em Qualidade de Carnes (Macelleria) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou um questionário para identificar o perfil de consumo de carnes no Brasil. “É uma pesquisa que, certamente, vai suprir a demanda por informações de como anda o consumo pela população em geral”, explica o professor Cristiano Sales Prado, da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), que é coordenador do projeto.

Segundo o docente, por meio da pesquisa, será possível elucidar questões sobre frequência e preferência de consumo. “Perguntamos, por exemplo, qual é a carne que a pessoa mais gosta, mesmo que não seja a que ela mais consome. É por meio dessas disparidades de preferência, opinião e condições socioeconômicas que que teremos informações importantes”, explica Cristiano.

O professor também revela que já foram colhidas quase mil entrevistas por meio do questionário. Deste total, 73% das pessoas responderam que consomem carne todos os dias da semana. Outro dado importante é que a carne suína está em terceiro lugar no ranking das mais consumidas, embora seja a segunda melhor colocada quando se pergunta sobre preferência. “São dados que nos ajudam profundamente a fazer questionamentos e buscar soluções”, diz o professor.

Ao final da pesquisa, será elaborada uma publicação científica com informações relevantes para a indústria e para os consumidores. Clique aqui e responda o questionário.

O projeto
Criado em 2020, o grupo Macelleria - que em italiano significa açougue -, reúne participantes de diversas áreas de formação para discutir assuntos relacionados à qualidade da carne das mais diferentes espécies. Diversas atividades estão previstas para os próximos meses, como palestras, bate-papos com profissionais da cadeia de carnes, além da participação de docentes. O trabalho do grupo pode ser acompanhado pelo instagram @macelleriaufg.