Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/12/2020 - Notícias

Adufg-Sindicato entrega nova subsede administrativa aos professores da Universidade Federal de Jataí

Novas instalações vão garantir atendimento ainda mais eficiente aos docentes; Subsede também fortalecerá a luta da categoria na cidade

Adufg-Sindicato entrega nova subsede administrativa aos professores da Universidade Federal de Jataí

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) inaugurou nesta quarta-feira (09/12) novo prédio da subsede no município de Jataí. “Estamos atendendo uma demanda antiga dos professores que atuam na Universidade Federal de Jataí. Neste espaço, eles terão toda a assistência que merecem. Esta conquista não é do sindicato, mas, sim, dos professores”, afirmou o presidente Flávio Alves da Silva.

Com investimento total de R$ 1,1 milhão, as novas instalações foram construídas em um lote doado pela Prefeitura Municipal, em uma área de mil metros quadrados no bairro Cylleneo França. No total, são 582 m² de área construída, 310 m² de calçamento, 520 m² de muro e 140 m² de jardim. “Aqui, teremos os atendimentos administrativos e jurídicos, bem como atividades de saúde, lazer e cultura. Com certeza, teremos condições de oferecer serviços ainda melhores aos docentes de Jataí e também vamos fortalecer a luta pelos direitos da categoria”, comemorou o presidente.

Na solenidade, o prefeito de Jataí, Vinícius Luz, elogiou a atuação do sindicato e se colocou à disposição da entidade. “Fui aluno da UFJ e sei a importância do Adufg para o desenvolvimento das atividades da nossa universidade. Me sinto honrado por ter participado do processo de construção da nova sede. Estarei sempre à disposição de vocês”, ressaltou.

Para o reitor da Universidade Federal de Jataí, professor Américo Nunes da Silveira Neto, a entrega da nova subsede representa a coração do trabalho que tem sido feito pelo Adufg em prol dos docentes e da universidade. Ele também lembrou da trajetória de parceria entre Adufg e UFJ. “Vivemos um ano cheio de adversidades, mas isso não freou o trabalho da comunidade acadêmica. Continuamos realizando pesquisas e trabalhos de extensão. Tenho certeza que fizemos a diferença na ciência e no ensino do Brasil”, disse.

O reitor disse, ainda, que o sindicato foi fundamental para a execução das atividades. “O Adufg é uma instituição coesa, que tem participação efetiva na luta pela educação. É um trabalho feito com muito amor”, pontuou.

O diretor de Assuntos Interinstitucionais do Adufg e docente da UFJ, Luís Antônio Serrão Contim, relembrou parte da trajetória do sindicato na cidade. “Começamos aqui na década de 1990 e, em 2011, funcionávamos em uma sala emprestada dentro da universidade. Depois, passamos para salas alugadas e com o crescimento do número de filiados e ampliação dos serviços percebemos que precisávamos de uma área maior”, contou. “A nova subsede é um espaço adequado para ampliarmos ainda mais os serviços aos nossos sindicalizados. Agora, podemos devolver aos professores, na forma de serviços, tudo aquilo que eles acreditam, acreditaram e investiram no Adufg”, completou.

A sala que vai abrigar a biblioteca do local recebeu o nome da professora Zilda de Fátima Mariano. A docente atuava na área de climatologia do curso de Geografia, foi coordenadora de curso e atuou como assessora de Extensão e Cultura.

Autoridades, lideranças do movimento sindical e professores também participaram da inauguração. Entre elas, a presidente da Câmara Municipal de Jataí, vereadora Kátia Carvalho; o diretor financeiro do Adufg-Sindicato, professor Fernando Pereira; e a professora Luciana Elias, que é docente da UFJ e membro do GT de Direitos Humanos da Proifes-Federação.