Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/05/2021 - Notícias

Ciclo de debates aborda o futuro da ciência no Brasil e em Goiás

Live contará com a participação do presidente da Fapeg, Robson Domingos, e do diretor da Funape, Orlando Amaral

Ciclo de debates aborda o futuro da ciência no Brasil e em Goiás

Os desafios da pesquisa no Brasil e em Goiás serão tema de reflexão na edição do Ciclo de Debates da Adufg-Sindicato desta quinta-feira (06/05). A transmissão terá início às 16h, no YouTube e no Facebook (@adufgsindicato). A discussão deve abordar temas como pesquisa, integridade científica na geração do conhecimento acadêmico, número de pesquisadores ativos, investimento e desenvolvimento, além dos cortes realizados pelo governo federal no orçamento para 2021.

Os debatedores serão Robson Domingos Vieira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e o professor Orlando Afonso Valle do Amaral, diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE-UFG), com mediação da professora Ana Kratz, diretora de convênios e assuntos jurídicos do Adufg-Sindicato.

Cortes
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) foi o que sofreu o maior corte no orçamento federal para 2021, com uma redução de 29% dos seus recursos, em comparação com 2020. Recentemente, durante uma live em suas redes sociais, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, usou a palavra 'estrago' ao mencionar o Orçamento de 2021 e os cortes que atingiram sua pasta. "Estamos trabalhando com o orçamento do ano que vem, vendo o que que a gente vai fazer a respeito do orçamento nesse ano, um estrago, vamos chamar assim e realmente foi muito comprimido esse orçamento", disse Pontes