Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/06/2021 - Notícias

Adufg pede vacinação imediata contra a Covid-19 para professores e servidores do ensino superior

Em ofício, entidade destaca que docentes e servidores das universidades não pararam durante a pandemia

Adufg pede vacinação imediata contra a Covid-19 para professores e servidores do ensino superior

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) encaminhou nesta segunda-feira (14/06) ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia solicitando vacinação imediata contra o coronavírius (Covid-19) para os professores e servidores do ensino superior. O documento, assinado pelo presidente da entidade, professor Flávio Alves da Silva, ressalta que tanto os docentes quanto os servidores que atuam nas universidades federais são imprescindíveis e não pararam durante a pandemia, realizando diversas atividades, como pesquisas sobre vacinas e medicamentos.

Procurada pela assessoria de comunicação do Adufg-Sindicato, a SMS informou que o processo de vacinação vem sendo realizado conforme o estipulado no Plano Nacional de Vacinação e que a categoria ainda não está incluída nos grupos prioritários de imunização em Goiânia. “Esclarecemos que temos avançado de forma rápida na vacinação da população em geral por idade, meio pelo o qual os professores também podem ser beneficiados. No momento, estão sendo vacinadas as pessoas a partir de 52 anos e a SMS aguarda chegada de mais doses para avançar para outras faixas etárias”, diz trecho da nota enviada pela pasta.

Também procurada pela reportagem, a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Fluvia Amorim explica que a vacinação da categoria de profissionais da educação já está liberada, de acordo com o Plano Nacional, porém cada município realiza o processo conforme a sua disponibilidade. “Alguns municípios ainda estão vacinando os professores do ensino básico, somente depois disso farão a imunização dos profissionais do magistério superior. De modo geral, a recomendação é que 70% das doses sejam destinadas aos grupos prioritários e 30% a comunidade em geral”, esclarece.

Catalão e Jataí
Da mesma forma, o Adufg-Sindicato vem atuando junto às Prefeituras de Catalão e de Jataí para que os professores e servidores da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e da Universidade Federal de Jataí (UFJ) também sejam imunizados. “Esses profissionais precisam ser vacinados de forma urgente. Esperamos que nossa solicitação seja atendida e que eles recebam a vacina até a próxima semana”, reforça o professor Flávio Alves da Silva.