Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/07/2021 - Notícias

"A estabilidade dos servidores preserva o ínteresse público", afirma vice-presidente da Proifes em audiência promovida pela Câmara dos Deputados

"A estabilidade dos servidores preserva o interesse público. Ela é fundamentada como garantia de que, desde que atue de forma correta e eficiente, os servidores não perderão seus cargos, independentemente da vontade e dos arbítrios de quem ocupa cargos superiores”, afirmou o vice-presidente da Proifes-Federação, Wellington Duarte, nesta quarta-feira (14/07), em audiência pública virtual da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A reunião debateu a proposta de reforma administrativa do Governo Federal.

Na ocasião, Duarte também destacou que o verdadeiro objetivo da PEC 32/20 é a precarização dos órgãos públicos e de atividades consideradas secundárias ao interesse estatal. Também enfatizou que, no Brasil, há 2,6 milhões de professores e professoras, sendo que mais de 70% na rede pública. Lembrou, ainda, que 95% da ciência produzida no Brasil vem das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).  

O vice-presidente também criticou o fato do governo tratar a PEC 32/20 diante da maior crise sanitária da história recente do Brasil. “É uma crise devastadora, que nos colocou de volta no mapa da fome e reinstalou a miséria”, declarou.

Também participaram da audiência o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Leonardo José Mattos Sultani; o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União, Alison Souza; o presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública, Leonardo Secchi; entre outras lideranças.