Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/09/2021 - Notícias

Adufg-Sindicato abre etapa regional do XVII Encontro Nacional da Proifes-Federação com discussão sobre direitos humanos

De forma virtual, programação vai até quinta-feira (23/09)

Adufg-Sindicato abre etapa regional do XVII Encontro Nacional da Proifes-Federação com discussão sobre direitos humanos

“Direitos humanos para quem?”. A partir dessa indagação, o professor  Ricardo Barbosa, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), discutiu o assunto durante a etapa regional do XVII Encontro Nacional da Proifes-Federação, promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), com início na última segunda-feira (20/09).

Amparado pelo tema do debate, “Cenário político, econômico e social no Brasil pandêmico e defesa da Democracia e dos Direitos Humanos”, ele reforçou que o campo dos direitos humanos sempre foi de disputa: sobre quais são os direitos e quem são os humanos.

“Todas as discussões mais clássicas evidenciam que o Estado brasileiro e a sociedade nunca tiveram uma relação direta com a construção dos direitos, e sim dos privilégios. Temos uma forte herança patriarcal e escravocrata, e isso interfere na nossa maneira de pensar os direitos humanos”, refletiu o docente.

Ao lado dele, estiveram a professora Rosângela Gonçalves de Oliveira, da Proifes-Federação; Ângela Cristina, representante do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno); e a professora Luciana Elias, pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Jataí (UFJ), responsável pela mediação do debate.

“Primeiramente, precisamos entender o que queremos conquistar. Todo mundo quer ascender economicamente, não socialmente. Mas, as pessoas buscam essa ascensão a custo de quê? Como se dá essa questão na base? Como se estende isso para uma mulher preta, da periferia, que faz parte de um grupo social de risco? Não é apenas uma discussão social, é política”, provocou Luciana em sua fala.

Em sua explanação, Ângela Cristina ressaltou o importante papel dos educadores para o avanço do Brasil em relação às políticas públicas ligadas aos direitos humanos. “Eles foram fundamentais nesse processo. Mas, todos nós devemos conhecer e lutar pelos nossos direitos. Essa conscientização apresenta desafios enormes, que exige revisão de métodos. Nesse sentido, acredito que a educação popular é uma ferramenta imprescindível de transformação”.

Com uma análise mais otimista em relação ao tema, Rosângela falou sobre a atuação da Proifes-Federação neste contexto. “Hoje, nós temos uma federação que reconhece os direitos humanos como uma temática essencial, tanto que temos uma diretoria específica para isso. Trata-se de um trabalho em conjunto, feito por meio da discussão com grupos, buscando cada vez mais visibilidade ao tema”.

Programação

Nesta terça-feira (21/09), às 17 horas, o tema a ser discutido é “Orçamento, gestão democrática das IFEs e desafios da Ciência e Tecnologia”. A live será transmitida no YouTube e no Facebook (@adufgsindicato).

O debate será mediado pelo diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor João Batista de Deus. Participarão da programação o reitor da UFG, professor Edward Madureira; a reitora da UFCAT, professora Roselma Lucchese; e o professor da UFG, Nelson Amaral.

O encerramento da etapa regional será na quinta-feira (23/09), com show de Nina Soldera & Kleber Garcêz. Haverá, ainda, sorteio de brindes. Para concorrer é preciso se inscrever no link https://abre.ai/didu.