Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/08/2023 - Brasil de Fato, Na mídia

Novo arcabouço fiscal pode ser votado nesta terça (22) no plenário da Câmara

Novo arcabouço fiscal pode ser votado nesta terça (22) no plenário da Câmara

Ponto de destaque na agenda econômica do governo Lula, a proposta que cria o novo arcabouço fiscal pode ser votada nesta terça-feira (22), no plenário da Câmara dos Deputados. O texto, que tramita como Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 93/2023, depende de um último aval dos deputados para que possa ser encaminhado à sanção presidencial, mas ainda é alvo de um conjunto de articulações que ocorrem em paralelo à disputa política por cargos no alto escalão do governo.

Apesar de ser a última, a fase atual de tramitação se tornou a mais extensa desde que a proposta foi apresentada pelo governo, em 18 de abril. Já são 62 dias corridos desde que o texto retornou à Câmara para nova avaliação, em 22 de junho. Antes disso, o PLP recebeu um primeiro sinal verde dos deputados em maio e, na sequência, foi chancelado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo plenário do Senado em junho.

A demora para que haja a segunda votação no plenário da Câmara tem como pano de fundo a disputa política em torno da atual configuração da Esplanada dos Ministérios. Nos bastidores, a sigla Republicanos e o PP, partido de Arthur Lira (PP-AL), batalham por ministérios e, com isso, pressionam o governo Lula para que a gestão promova um troca-troca para agradar essas duas legendas.

À imprensa Lira tem negado que haja conexão entre a demora na votação e a batalha por cargos. Apesar disso, fora dos holofotes diferentes deputados têm dito que a avaliação do PLP 93 vem sendo usada como barganha para ampliar a pressão sobre o Palácio do Planalto e garantir os ministérios almejados pelos dois partidos que hoje centralizam a disputa.