Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/08/2024 - Jornal da Ciência, Na mídia

Não existe combate à desinformação sem regulação e política científica, defende secretária-geral da SBPC

Em palestra no CDTS Fiocruz, Cláudia Linhares Sales abordou caminhos práticos para que o Brasil consiga conter a difusão de informações falsas, principalmente as “fake sciences”

Não existe combate à desinformação sem regulação e política científica, defende secretária-geral da SBPC

O combate à desinformação só será possível com uma atuação integrada entre a sociedade civil, os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o comprometimento da Ciência em difundir conhecimento e, principalmente, torná-lo cada vez mais acessível e participativo. Este é um resumo do diagnóstico apresentado pela professora Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz.

Na palestra, realizada na última quinta (22), Linhares Sales defendeu uma articulação de diferentes atores no combate à desinformação. “Nós estamos vendo a luta contra a desinformação de forma bastante articulada pela sociedade civil, mas ela não pode ser apenas um extrato da sociedade. Precisa ter o envolvimento do Poder Executivo, com ministérios e secretarias; do Judiciário, pela criminalização de quem desinforma deliberadamente; e do Poder Legislativo, que precisa debater regulação”.

A pesquisadora também citou dados do Fórum Mundial do Clima, divulgados em janeiro, que identificaram as duas principais ameaças mundiais: a mudança climática e a desinformação. “A desinformação é uma emergência global séria que compromete o bem-estar social e as instituições”, complementou.

Para Sales, existe um mercado que se beneficia diariamente da desinformação e que deve ser combatido. “A desinformação se alimenta do sistema capitalista, porque há um interesse financeiro e político sempre por trás das informações falsas. Por exemplo, quem viu o faturamento da indústria farmacêutica durante a pandemia de covid-19? Faturaram bastante com a desinformação de medicamentos ineficazes ao coronavírus, como a cloroquina”.

Um dos caminhos apresentados por Sales para conter este cenário de desinformação é o estímulo à Ciência e a quem produz informações embasadas cientificamente, o que envolve desde a aplicação de recursos públicos a ações para tornar o conhecimento científico mais acessível e includente.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência