Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/04/2023 - Correio Braziliense, Na mídia

Camilo confirma suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio

Camilo confirma suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), reiterou a fala desta segunda-feira (3/4) sobre mudanças do Exame Nacional do Ensino Médio, afirmando hoje que a portaria 521, de 2021, será mesmo suspensa. O texto do documento versa sobre a instituição do cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio.

A afirmação do petista foi publicada nas redes sociais de seu partido. "Vamos suspender a portaria 521 que aplica o cronograma do Novo Ensino Médio, principalmente por causa do ENEM. Vamos suspender para que a partir da discussão a gente possa tomar decisões em relação ao Ensino Médio."

No início deste ano, após tomar posse, Camilo Santana chegou a afirmar que haveria mudanças no Enem em 2024, mas voltou atrás após pressões de setores da educação. Caso seja modificado, o exame passará a ter, por exemplo, prova discursiva no segundo dia de realização.

Consulta pública
A suspensão ficará vigente até junho deste ano, quando se encerra o prazo normal de debates via consulta pública do MEC. O prazo, porém, pode ser prorrogado até julho. A decisão não atinge mudanças no ensino médio, como implementação do ensino integral.

As alterações são vistas com ressalvas, sobretudo na perspectiva do debate em torno da educação pública, considerando, entre outras razões, que municípios poderão não ter disponibilidade de recursos para se comprometer com modificações que gerem altos custos, tornado assim seus alunos desfavorecidos.