Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/04/2025 - Mais Goiás, Na mídia

Goiânia: ato pelo Dia do Trabalhador vai discutir fim da escala 6×1, justiça tributária e mais

Goiânia: ato pelo Dia do Trabalhador vai discutir fim da escala 6×1, justiça tributária e mais

Goiânia recebe na quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, um ato político-cultural gratuito com música e pautas diversas. O evento acontece a partir das 8h, na Praça do Trabalhador, e terá shows da cantora Maíra Lemos, em uma homenagem à Marília Mendonça; e do Trio Federal, que apresenta sertanejo raiz.

Na parte política, o ato tem como pautas o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução de salários; justiça tributária, com isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super-ricos; não à anistia aos golpistas do 8 de janeiro – em defesa da democracia e da Justiça; moradia digna em apoio às ocupações e contra os despejos ilegais em Goiânia; combate ao trabalho escravo e à exploração no campo; igualdade de gênero, raça e orientação sexual; e reforma agrária, soberania alimentar e fortalecimento da agricultura familiar.

“O 1º de maio é mais do que uma data simbólica. É o momento de dizer, nas ruas e nas praças, que o Brasil precisa valorizar quem constrói este país com trabalho e dignidade. É tempo de reafirmar que o povo trabalhador não aceita retrocessos, nem injustiças.”, declara Fernando César Mota, secretário-geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-GO) e coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IFESGO).

Na ocasião, também haverá barracas de alimentação, espaço para crianças, feira e atividades para convivência comunitária. Também serão entregues brindes e sorteados prêmios em homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores presentes.

Dia do Trabalhador

Sobre a data, ela remete à luta dos trabalhadores do mundo todo pela jornada de 8 horas, reconhecida como feriado nacional em 1925. Na próxima quinta-feira, serão 100 anos do reconhecimento oficial do 1º de maio no Brasil.