Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/08/2020 - Jornal do Professor

JP Online: Que o Dia Nacional dos Profissionais da Educação seja de reflexão e mobilização

Editorial

Ao invés de comemoração, o Dia Nacional dos Profissionais da Educação deve servir de reflexão e mobilização. Afinal, a educação permanece sendo desvalorizada e vítima dos ataques da atual gestão do Governo Federal. Mesmo assim, os profissionais têm se dedicado à construção de um futuro melhor para o Brasil.

O atual governo é dos mais cruéis da história do País quando se trata da atenção dada ao ensino. É um descaso com todos os níveis, do básico ao superior. A pasta parece nunca ter sido prioridade. Não há uma única política pública que, de fato, atenda os interesses de professores, alunos, servidores e da comunidade educacional como um todo.

Os principais programas para a área são constantemente ignorados. O Plano Nacional de Educação segue sem rumo, por exemplo. A orientação do atual governo para a educação é autoritária e de desmonte de instrumentos básicos para a qualidade do ensino público.

É preciso priorizar a educação, que é uma das pastas mais importantes para o País. O sonho de um futuro melhor por meio da educação deve ser retomado. A luta de professores, servidores e estudantes resistirá ao retrocesso.

Ao não priorizar uma das pastas mais importantes do País, o atual governo mostra um projeto obscurantista. A cada dia, o sonho de um futuro melhor por meio da educação se torna ainda mais distante. Não podemos deixar a educação à deriva e uma geração inteira para trás.