Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/11/2022 - Cultura e eventos, Notícias

Exibição do filme 'Sementes: Mulheres Pretas no Poder' encerra programação do Novembro Negro na próxima sexta-feira (25)

Além do filme, atividades contará com debate sobre o protagonismo negro no cinema

Exibição do filme 'Sementes: Mulheres Pretas no Poder' encerra programação do Novembro Negro na próxima sexta-feira (25)

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás exibe na próxima sexta-feira (25/11), às 18 horas, o filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”, dirigido por Éthel Oliveira e Julia Mariano. Após a exibição, será realizado um debate, que contará com a secretária de Inclusão da UFG, professora Luciana de Oliveira, e a 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato, professora Luciene Dias.

A programação faz parte do Novembro Negro, que tem como principal objetivo prestigiar produções protagonismos negros no cinema. Diversos filmes neste sentido foram exibidos ao longo deste mês em Goiânia e Jataí. Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra, além de ressaltar a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil.

Sementes
O filme mostra como o assassinato da vereadora pelo Rio de Janeiro, Marielle Franco, transformou as eleições de 2018 em um dos maiores levantes políticos da história brasileira. Na época, foram registradas candidaturas de mulheres negras em todo o País. A produção segue várias candidatas ao longo da campanha e captura momentos de intensidade e força de um coletivo que enfrentou a máquina da extrema direita. O filme simboliza esperança e luta diante do cenário catastrófico desenhado nos últimos anos.

NOVEMBRO NEGRO
Exibição do filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” e debate sobre o protagonismo negro no cinema
Data: Sexta-feira (25/11/2022)
Horário: 18 horas
Local: Auditório do Adufg-Sindicato
(9ª Avenida, nº 193, Setor Leste Vila Nova)