Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/01/2024 - Atuação política e sindical, Proifes-Federação

Proifes-Federação é convocada para nova reunião da Mesa de Negociação Específica e Temporária da Educação

Proifes-Federação é convocada para nova reunião da Mesa de Negociação Específica e Temporária da Educação

A Proifes-Federação, entidade à qual o Adufg-Sindicato é filiado, estará presente na terceira reunião da Mesa de Negociação Específica e Temporária da Educação, que será realizada em 22 de fevereiro, em Brasília. A entidade foi convocada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A última reunião ocorreu em outubro do ano passado sem que o Governo Federal apresentasse propostas. Na ocasião, representantes da Proifes apresentaram reivindicações relacionadas à reposição das perdas salariais acumuladas, cuja projeção até janeiro deste ano é de 35%. A entidade também apresentou questões, como o piso salarial do magistério federal, uma vez que parte dos docentes de 40 horas e 20 horas têm recebimentos inferiores ao piso salarial profissional nacional.

Os representantes da Proifes reivindicaram, ainda, o reajuste de benefícios e a implementação de mudanças nas carreiras (magistério superior e EBTT). Para a próxima reunião, a expectativa é que o governo apresente propostas para as questões apresentadas pelas entidades para que o processo de negociação da carreira do magistério superior de comece de fato.