Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/12/2022 - Notícias

Diretoria do Adufg marca presença no aniversário de 60 anos da Rádio Universitária da UFG

Concessão da emissora foi a primeira no Brasil para radiodifusão educativa

Diretoria do Adufg marca presença no aniversário de 60 anos da Rádio Universitária da UFG

Representantes da diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participaram nesta sexta-feira (16/12), da comemoração dos 60 anos de fundação da Rádio Universitária da UFG. Estiveram presentes a 1ª vice-presidenta, professora Luciene Dias, e a diretora de Assuntos Interinstitucionais, professora Geovana Reis.

A Rádio Universitária foi fundada em 25 de setembro, mas optou-se por comemorar a data em dezembro para fazer parte da programação oficial dos 62 anos da própria UFG. A alteração foi feita a pedido da reitora da instituição, professora Angelita Pereira de Lima.

História
A concessão da emissora foi a primeira no Brasil para radiodifusão educativa e contou com a interferência do ministro da Justiça, o goiano Alfredo Nasser. O projeto de instalação foi coordenado por Ivo Pinto de Melo, primeiro diretor da Rádio Universitária, designado pelo reitor Colemar Natal e Silva.

Atualmente, a sede da emissora fica no Lago das Rosas, no Setor Oeste, em Goiânia. Os transmissores estão instalado no campus 2 da UFG – operando em 870 AM com 20 KW de potência -, além de disponibilizar o áudio também na internet pelo endereço www.radio.ufg.br.

Importante lembrar que a Rádio Universitária firmou-se ao longo dos anos como um veículo de comunicação educativo-cultural e informativo, que se destaca pela cobertura jornalística. As atividades diárias são elaboradas com a meta de estabelecer a devida importância social de cada fato relevante para o público.