Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/01/2023 - Notícias

Adufg-Sindicato celebra Janeiro Branco com programação especial

Campanha é voltada para os cuidados com a saúde mental

Adufg-Sindicato celebra Janeiro Branco com programação especial

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) promoveu, na última quarta-feira (25/01), uma programação especial para celebrar o “Janeiro Branco”, campanha voltada para os cuidados com a saúde mental. A nutricionista Fabiana Bonach abriu o evento falando sobre a importância da alimentação para a saúde mental.

“A alimentação é a base de tudo. Quando equilibrada, ela nos fornece nutrientes para a formação de neurotransmissores e para a própria formação estrutural do cérebro. Por isso, devemos sempre nos lembrar que uma boa alimentação é saudável para o corpo e para a mente”, destaca.

Em seguida, a professora Sônia Santana da Costa, doutora em Educação pela UFG, ensinou os participantes do evento a produzirem um pão integral, preparado com uma pasta especial feita pela nutricionista. A receita está logo abaixo.

“Quando a gente faz o que gosta, a gente se sente bem. E um dos momentos que mais me sinto bem é cozinhando, fazendo pães, por exemplo. É algo que me acalma, me traz paz. Então, sem dúvidas, ajuda bastante na nossa saúde mental”, diz.

Após a aula prática, foi a vez da fisioterapeuta Adriana Peixoto Guerra orientar a atividade de Mindfulness. “A técnica faz a integração entre corpo e mente, no sentido de reduzir a ansiedade, o estresse, a depressão e as doenças crônicas”, explica.

Ela lembra que, a partir do dia 2 de fevereiro, o Espaço Saúde do Adufg-Sindicato passa a oferecer a prática de Mindfulness aos professores sindicalizados e seus dependentes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail saude@adufg.org.br. Ao custo de R$ 50 por mês, as aulas serão às quintas-feiras, das 17h às 18h30.

Confira, abaixo, a receita do pão integral: