Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/03/2023 - Notícias

Professora da UFG integrará Conselho Nacional de Política Energética

Órgão é a principal instância de assessoramento da Presidência da República sobre o assunto

Professora da UFG integrará Conselho Nacional de Política Energética

A professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG), Laís Forti Thomaz, será uma das integrantes da representação da sociedade civil e de instituições de ensino no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O CNPE é a instância máxima de assessoramento do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) na elaboração da política energética. O órgão indica ações a serem tomadas pelo Governo Federal com assessoria técnica das agências reguladoras.

Laís é secretária de Relações Internacionais da UFG e pesquisadora da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação (RBQAV). Ela faz parte do grupo de trabalho de voluntários do Programa Renovabio do Ministério de Minas e Energia e promove eventos sobre energia renovável, bioeconomia e economia de baixo carbono.

A docente também venceu o prêmio Top Etanaol 2011 e o prêmio acadêmico da National Ethanol Conference, em 2015, nos Estados Unidos. Também comporão o grupo a professora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Suzana Borschiver, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vanya Pasa, e a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Marília Folegatti.