Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/03/2023 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato marca presença em ato pela revogação imediata do Novo Ensino Médio

Diretoria do Adufg-Sindicato marca presença em ato pela revogação imediata do Novo Ensino Médio

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) marcou presença na tarde de quarta-feira (15/03), no ato público em defesa da revogação imediata do Novo Ensino Médio. A entidade foi representada pela 1ª vice-presidenta, professora Luciene Dias.

Diversos sindicatos e movimentos estudantis participaram do protesto. A concentração teve início na Praça Universitária e terminou em frente à Secretaria Estadual de Educação.

Aprovado em 2017 sob o governo de Michel Temer (MDB) e implementado no último ano de mandado de Jair Bolsonaro (PL), o Novo Ensino Médio coleciona críticas por parte de especialistas em educação e entidades ligadas à área. Para grande parte da comunidade escolar, a reforma educacional piorou as condições de escolarização e aumentou a desigualdade nas escolas públicas.

No Novo Ensino Médio, as disciplinas, estão agrupadas em Linguagem e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No entanto, somente Matemática e Português são disciplinas obrigatórias nos três anos do ciclo. Também passaram a valer os chamados “itinerários formativos”, que são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os estudantes, teoricamente, podem escolher.