Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/03/2023 - Notícias

Revogação do Novo Ensino Médio é debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás

Revogação do Novo Ensino Médio é debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás

Representantes da diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participaram nesta quinta-feira (16/03), na Assembleia Legislativa, de audiência pública sobre a possível revogação do Novo Ensino Médio. O debate foi fruto de iniciativa da deputada estadual Bia de Lima (PT-GO).

Um dos principais objetivos foi discutir as consequências do novo modelo, que começou a ser implantado em 2022. O Novo Ensino Médio coleciona críticas por parte de especialistas em educação e entidades ligadas à área. Para grande parte da comunidade escolar, a reforma educacional piorou as condições de escolarização e aumentou a desigualdade nas escolas públicas. Integrantes de órgãos vinculados ao governo do Estado e de diversas entidades estiveram presentes.

Um dos principais pontos de preocupado levantados durante o debate foi o esvaziamento dos cursos de licenciatura. Também foram abordados os interesses privados do novo formato, a desintegração do Ensino Médio e a falta de debate democrático com estudantes, professores e gestores educacionais.

Em sua fala, a diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, destacou a importância da discussão sobre os problemas enfrentados pelo Ensino Médio brasileiro, levando em consideração o formato implementado em 2022. “Desde 2015, temos discutido os problemas do Ensino Médio em Goiás. Já foi diagnosticada a necessidade de debates mais aprofundados. Mas o diálogo foi atropelado por questões políticas, que colocaram em vigor um novo formato, que na prática, aprofunda problemas já existentes e cria outros.”, destacou.

Pelo Adufg-Sindicato também estiveram presentes a 1ª vice-presidenta, professora Luciene Dias, e a diretora de assuntos educacionais e de carreira, professora Maria José Pereira de Oliveira Dias.