Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/05/2023 - Notícias

Governo de Goiás aprova Plano de Manejo da Sede Campestre do Adufg-Sindicato

É a primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural a ter esse tipo de documento aprovado no Estado

Governo de Goiás aprova Plano de Manejo da Sede Campestre do Adufg-Sindicato

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovou o Plano de Manejo da Reserva Particular da Sede Campestre do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Trata-se da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural a conseguir a aprovação do documento em Goiás.

A aprovação é importante no sentido de fortalecer a proteção dos recursos naturais e hídricos, bem como o desenvolvimento de pesquisas científicas. O Plano de Manejo consiste em um documento de zoneamento que define as diretrizes de uso da unidade de conservação ambiental.

O Plano de Manejo da Sede Campestre do Adufg-Sindicato foi elaborado com o apoio de um grupo de professores e estudantes da UFG. Diversos estudos específicos foram realizados no território, localizado em Hidrolândia. No local, os pesquisadores encontraram uma biodiversidade muito rica, que inclui 76 espécies arbóreas, 18 de mamíferos, 131 de aves, 16 de anfíbios, além de duas espécies de serpentes.


Sem desmatamento
A transformação da área ocupada pela Sede Campestre em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foi aprovada em assembleia realizada em junho de 2017. A conversão impede o desmatamento da natureza no presente e no futuro. Desde então, a medida tem feito com que a área seja ainda mais valiosa em termos de patrimônio ambiental, histórico e cultural.

Neste sentido, o espaço da Sede Campestre se transformou em um santuário da fauna e da flora goiana, que possui abertura para a prática de ecoturismo e serve como ponto de encontro entre a natureza e a comunidade acadêmica. A transformação em RPPN pode ser considerada, ainda, como um legado do Adufg-Sindicato para a humanidade.