Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 08/05/2023 - Notícias

Número de indígenas em universidades é cinco vezes maior que em 2011

Segundo os dados, em 2023, o Brasil contabiliza mais de 46 mil estudantes indígenas em universidades e faculdades

Número de indígenas em universidades é cinco vezes maior que em 2011

O número de indígenas matriculados no ensino superior cresceu cinco vezes mais do que em 2011, de acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Segundo os dados, em 2023, o Brasil contabiliza mais de 46 mil estudantes indígenas em universidades e faculdades, o que representa um aumento de 14,2% em relação a 2022.

Esse aumento significativo reflete um esforço crescente para aumentar o acesso à educação superior entre as populações indígenas, incluindo a Bolsa Permanência para estudantes indígenas do Ministério da Educação (MEC). Recentemente, o MEC assinou um compromisso com estudantes indígenas para garantir o acesso e a permanência na educação superior.

A Bolsa Permanência é uma iniciativa que visa apoiar financeiramente os estudantes indígenas que enfrentam dificuldades financeiras e garantir que possam continuar seus estudos. O benefício inclui uma ajuda financeira mensal de até R$ 1.400, além de auxílio transporte, moradia e alimentação.

O compromisso assinado pelo MEC reafirma o compromisso do governo com o acesso à educação de qualidade para todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. A medida inclui uma série de ações para apoiar os estudantes indígenas, incluindo a expansão da Bolsa Permanência e o fortalecimento dos programas de assistência estudantil.

Fonte: Observatório do Conhecimento