Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/04/2024 - Notícias

Adufg-Sindicato alerta para fake news a respeito de resultado de plebiscito sobre greve na UFG

Adufg-Sindicato alerta para fake news a respeito de resultado de plebiscito sobre greve na UFG

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) informa que são falsos os boatos de que o plebiscito eletrônico sobre a deflagração ou não de greve na UFG foi encerrado com resultado favorável à paralisação. A votação segue em andamento e será encerrada somente nesta terça-feira (30/04), ao meio-dia.

O que aconteceu, de fato, é que pessoas mal intencionadas tem divulgado em grupos de WhatsApp uma imagem com o resultado da votação ocorrida na Assembleia Extraordinária da última quinta-feira (25), sobre a instalação do plebiscito, como se fosse o resultado da consulta à categoria sobre a deflagração de greve. A propagação da imagem tem como objetivo induzir a opinião dos docentes que ainda não votaram por meio de uma informação totalmente mentirosa.

A diretoria do Adufg-Sindicato esclarece, ainda, que a imagem propagada não tem qualquer relação com o sistema de votação utilizado para a realização do plebiscito. Importante ressaltar que, nos últimos anos, a propagação de fake news foi consolidada como uma das táticas mais desesperadas da extrema direita e do bolsonarismo para tumultuar processos eleitorais em todo o País.

A entidade sindical lamenta que, neste momento, a divulgação de informações falsas ocorra no âmbito da comunidade acadêmica, por parte de quem deveria ser exemplo no combate às fake news e na defesa da transparência e da democracia.

 


 

Confira, abaixo, como votar no plebiscito

1) – Acesse www.votacao.adufg.org.br;

2) – Informe o seu CPF e clique em acessar;

3) – Abra seu e-mail em outra janela do seu navegador e consulte a senha enviada pelo sistema;

4) - Retorne para a página do sistema de votação, informe a senha e clique em entrar;

5) – Clique na opção “ver enquete”;

6) – Marque a opção desejada e, em seguida, clique em “efetuar meu voto”.

As senhas são enviadas automaticamente para os e-mails dos professores. Caso não recebam as informações, os docentes devem entrar em contato também pelo (62) 3202-1280.