Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/07/2024 - Notícias

Docentes da UFG são destaque em reportagem sobre longevidade no trabalho

Docentes da UFG são destaque em reportagem sobre longevidade no trabalho

Docentes aposentados da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram lembrados em uma reportagem publicada pelo Jornal Opção, que aborda a longevidade no trabalho. A matéria, intitulada “Como vivem profissionais com mais de oitenta anos que ainda trabalham”, cita cinco professores filiados ao Adufg-Sindicato, incluindo uma das diretoras da entidade sindical, ressaltando suas histórias de dedicação e perseverança.

Uma das citadas é a diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, professora Ana Kratz, de 81 anos. A reportagem destaca, entre outras questões, sua atuação na Diretoria do Adufg-Sindicato. “Meu trabalho atual é organizar aposentados e pensionistas na luta política por manter seus direitos e promover diversas atividades de lazer e cultura”, afirma a professora.

O texto ressalta, ainda, que Ana Kratz adota um estilo de vida que valoriza viver intensamente as alegrias e tristezas, sempre se reinventando quando necessário. “A família é extremamente importante para a nossa saúde emocional. Sem os amigos, a vida seria terrivelmente solitária”, explica a docente aposentada da Faculdade de Educação da UFG.

A reportagem também destaca a trajetória da professora Dulce Terezinha Oliveira da Cunha, de 85 anos, aposentada da Faculdade de Nutrição da UFG. ““Faço parte de um grupo de aposentados e pensionistas do Adufg, do qual sou vice-coordenadora. Também integro o Conselho Editorial da revista que criamos e participo das lutas e eventos políticos”, lembra.

Dulce foi eleita por dois mandatos consecutivos para o Conselho de Representantes dos Aposentados do Adufg e é uma das fundadoras do Curso de Nutrição da UFG. “Na época, a profissão de nutricionista era quase desconhecida. Nossas alunas conquistaram espaço no mercado e, com o avanço da ciência e a valorização da Segurança Alimentar e Nutricional, a importância desse profissional é agora reconhecida em todos os setores.”

O texto também aborda a história do professor aposentado da Faculdade de Direito, Arthur Rios. “Com a saúde em dia, segue rigorosamente todas as orientações médicas e ainda se dedica à advocacia, ao jornalismo e ao espiritualismo”. São destacadas, ainda, as histórias dos professores Maria Helena Chein, aposentada da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e membro da Academia Goiana de Letras, e Miguel Jorge, aposentado da Faculdade de Farmácia, e escritor.