Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/05/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato realiza primeira edição do Choro na Praça na Sede Goiânia

Adufg-Sindicato realiza primeira edição do Choro na Praça na Sede Goiânia

Na última quinta-feira (24), o Adufg-Sindicato realizou a primeira edição do Choro na Praça, uma noite de chorinho e samba instrumental para os docentes sindicalizados e seus convidados, na Sede Goiânia. O evento contou com apresentação musical de integrantes do Núcleo de Choro da UFG, IFG e da EFG em Artes Basileu França. O Choro na Praça é a mais nova programação cultural do Sindicato, que já conta com Cineclube, Roda de Leitura e Quarta Cultural, oferecendo uma variedade de eventos artísticos.

“A ideia é proporcionar mais momentos de lazer e uma boa música para nossos filiados e filiadas”, diz o professor Geci José Pereira da Silva, atual presidente do Adufg-Sindicato e um dos organizadores do evento. De acordo com ele, o Choro na Praça é realizado em parceria com um projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, chefiado pelo docente e violonista Julio Lemos, dando visibilidade aos trabalhos realizados dentro da universidade. O presidente do sindicato finaliza dizendo que, baseado no resultado da primeira edição, “a ideia é que [a programação] continue, para aumentar a nossa capacidade de ofertar eventos”.

O coordenador de ações de Extensão da EMAC/UFG, professor Everton Luiz, explica que o Núcleo de Choro da UFG foi idealizado em meados de 2013, como uma disciplina prática de Choro para os discentes. “Através dela, o professor Julio Lemos criou o projeto de extensão, através do qual ele atendia não só os alunos da EMAC, mas também toda a comunidade de músicos de Goiânia”, conta.

Everton, como musicista, também explica como funciona o improviso no gênero, e como ele se aproxima e se distancia do jazz. “Os temas no jazz geralmente são mais curtos, e isso possibilita improvisos maiores. No choro, o inverso acontece. Os temas são maiores e muito complexos, existem muitas notas, é difícil de tocar. O improviso é uma criação espontânea, onde você faz a melodia na hora, e o choro, embora tenha muito espaço para criatividade, requer um estudo ainda maior para realizar essa improvisação”, afirma.

O professor de Saxofone da EMAC/UFG, Johnson Machado, reforça o papel fundamental da música no cenário universitário, que vai muito além do entretenimento. “Ela é uma parte da cultura, e a universidade tem valorizado a cultura popular brasileira cada vez mais. Além disso, ela pode ajudar os alunos a se concentrarem melhor, bloqueando distrações, melhorando o humor, facilitando a memorização e aumentando a produtividade”, argumenta. 

Sobre as programações culturais do Adufg-Sindicato

A Quarta Cultural é realizada na segunda quarta-feira de cada mês, contando com uma variedade de programações. As edições de março e abril ofereceram vernissages de exposições artísticas, apresentações de canto, violão e piano, lançamentos de livros e exibições de documentários. Para saber mais sobre a última Quarta Cultural, clique aqui.

A Roda de Leitura e o Cineclube Adufg são ambos realizados na primeira quinta-feira do mês. Enquanto o primeiro evento ocorre no período da tarde, o último ocorre durante a noite, normalmente abordando a adaptação cinematográfica da obra literária discutida na Roda. A última reunião ocorreu no dia 03 de abril, colocando em análise o romance “Garota Exemplar”, da autora estadunidense Gillian Flynn. O próximo encontro está marcado para o dia 08 de maio, com um debate sobre “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Saiba mais aqui.

O Sextart e o Sabadart são realizados uma vez por mês, contando com programações diferentes nas várias sedes do Sindicato. O próximo Sextart da Sede Goiânia será realizado no dia 09 de maio. A Sede Jataí ofereceu seu Sabadart mais recente no dia 26 de abril. Em março, a Sede Campestre ofereceu uma edição para comemorar a inauguração de seus novos espaços de lazer.