Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/08/2025 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato participa de reunião entre deputada federal Adriana Accorsi e entidades sindicais para discutir riscos da Reforma Administrativa

Diretoria do Adufg-Sindicato participa de reunião entre deputada federal Adriana Accorsi e entidades sindicais para discutir riscos da Reforma Administrativa

A Diretoria do Adufg-Sindicato participou, na manhã desta segunda-feira (04/08), de reunião articulada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, com a deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO). O encontro reuniu representantes de diversas entidades e centrais sindicais com o objetivo de pedir apoio parlamentar contra a nova tentativa do Congresso Nacional de retomar, sem o devido debate público, uma proposta de reforma administrativa que "requentaria" a polêmica PEC 32, apresentada ainda durante o governo Bolsonaro.

Na ocasião, a presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, alertou para os riscos da proposta. “Sob o pretexto de modernização, o que se vê é o enfraquecimento do serviço público e um risco à qualidade dos serviços prestados à população. Ao acabar com a estabilidade e permitir vínculos precários, a proposta favorece interesses políticos e compromete o atendimento em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social”, afirmou. Para ela, em vez de desmontar e precarizar o serviço público, o Brasil precisa fortalecê-lo, com valorização dos servidores, melhores condições de trabalho e ampliação da presença do Estado para quem mais precisa.

Na mesma linha, o diretor financeiro da entidade, professor Flávio Silva, que também é vice-presidente do Proifes-Federação e presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), reforçou que a proposta prevê o desmonte do Estado brasileiro e afeta diretamente serviços públicos essenciais. “Estamos mobilizados e seguiremos atuando em todas as frentes possíveis para barrar esse projeto que ameaça direitos fundamentais da população brasileira”, disse.

Já o diretor administrativo do Adufg, professor Cristiano Farias, destacou que o momento exige unidade e vigilância permanente. “A tentativa de retomar a PEC 32 é mais uma investida contra os servidores públicos e os direitos da sociedade. Defendemos um Estado forte, com estabilidade e profissionais valorizados, comprometidos com o bem-estar coletivo e com o fortalecimento da democracia”, declarou.

A deputada Adriana Accorsi reafirmou seu compromisso com a defesa dos serviços públicos e declarou oposição à proposta. Para ela, a reforma administrativa não pode ser conduzida a portas fechadas, sem escutar as entidades e categorias envolvidas. “Defendemos um serviço público forte, valorizado e a serviço do povo brasileiro, com estabilidade, qualidade e compromisso com o interesse público”, afirmou.

A agenda de reuniões promovidas pelo Fórum Goiano seguirá com articulações junto a outros parlamentares.