Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 22/10/2019 - Notícias
Professor Nelson Amaral analisa nova proposta do Programa Future-se
Segundo o docente, o projeto é inconstitucional e não apresenta soluções para o problema de financiamento das universidades federais

A Educação Pública Superior brasileira vem sofrendo diversos ataques nos últimos anos. Desde o corte de verbas, nomeações arbitrárias de reitores, até o Programa Future-se, diversas são as ações do governo que buscam enfraquecer esse direito universal.
Diante desse cenário, o professor Nelson Cardoso Amaral, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE), elaborou artigo no qual faz uma análise da nova versão do Future-se. O projeto ainda está em processo de desenvolvimento e deve passar por nova consulta pública a partir do dia 28 de outubro, porém, ainda em sua construção, o programa já se demonstra prejudicial às universidades federais como conhecemos.
Em sua avaliação, Nelson destaca que o projeto é inconstitucional. A adição de um Contrato de Desempenho que deve ser assinado pelos institutos que desejam ingressar no Programa, ataca diretamente a autonomia universitária, garantida pelo Art. 207 da Constituição Federal.
Você pode acessar o artigo completo aqui.