Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 25/11/2020 - Notícias
UFG desenvolve projeto para manejo sustentável da agricultura familiar em Caldas Novas

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Flávio Alves da Silva, visitou o Projeto Centro Vocacional Tecnológico de Tecnologias em Processos Agroecológicos para o Manejo Sustentável da Agricultura Familiar. A iniciativa é realizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus de Caldas Novas.
Um dos principais objetivos do projeto é identificar o potencial de produção da região. “O programa foi construído de acordo com a demanda de produtores da região. Trabalhamos diariamente na análise do potencial e a diversidade de plantas que podem ser cultivadas. Aqui, temos grãos, hortaliças, além de plantas aromáticas e medicinais”, explica a coordenadora do projeto, professora Abadia dos Reis Nascimento.
No local são cultivadas mais de 70 variedades de pimenta, 19 tipos de tomates, 10 tipos de feijão, seis tipos de alface, sete tipos de couve, além de coentro, abóbora, cará, batata doce, alecrim, cebola, jiló e manjericão. Também são cultivadas diferentes variedades de flores comestíveis, bucha, bertalha, lavanda e funcho. Segundo a coordenadora, toda a execução do projeto é feita de forma participativa com agricultores familiares da região. “Temos feito com muita dedicação e parceria”, explica.
Campus Caldas Novas
A área é composta por casas, prédios, salas de aula e outras instalações provenientes da antiga Vila dos Trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV/Furnas. O local é utilizado para o desenvolvimento de projetos de trabalhos de campo, extensão e pesquisa. “Nosso maior objetivo é democratizar o acesso à universidade pública de qualidade”, ressalta o coordenador administrativo do campus, Vanderli Luciano da Silva.
Para o presidente do Adufg-Sindicato, o local tem papel importante para melhorar cada vez mais as áreas que envolvem pesquisas na UFG. “Esse campus é de extrema importância para que pesquisadores da universidade possam desenvolver pesquisas das mais diversas áreas”, afirma.