Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 25/06/2021 - Notícias

“Precarização do trabalho já era preocupante e, agora, deve piorar”, avalia professor da UFG em live promovida pelo Adufg

Ciclo de Debates abordou impactos da pandemia no mercado de trabalho

“Precarização do trabalho já era preocupante e, agora, deve piorar”, avalia professor da UFG em live promovida pelo Adufg

“Se o cenário já era preocupante por causa da precarização do trabalho e da perda de direitos, hoje, estamos diante de uma conjuntura que só piora a situação”, afirmou o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vereador por Catalão, Marcelo Mendonça, nesta quinta-feira (24/06), no Ciclo de Debates Adufg. Na edição desta semana, foram abordados os impactos da pandemia de coronavírus (Covid-19) no mercado de trabalho.

Segundo o professor, a tendência é que os desafios aumentem. “A destruição das conquistas dos trabalhadores é algo histórico desde a década de 1970, mas que tem se intensificado ao longo dos anos”, ressaltou.

Diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior da Proifes-Federação e professor da UFG, Geci José Pereira da Silva destacou que o processo de perda de direitos teve início com impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “O Brasil foi submetido ao processo de inflexão ultraliberal. A partir daí, vieram as reformas trabalhista e previdenciária, com a promessa de geração de empregos e investimento em áreas sociais, o que nunca aconteceu”, disse.

A atuação do Governo Federal na pandemia também foi criticada durante a live. “Mais de meio milhão de brasileiros mortos. Boa parte dos óbitos teriam sido evitados se o governo tivesse, de fato, uma postura de respeito à vida. O que vimos foi uma gestão que apostou em imunização de rebanho e medicações sem comprovação científica”, lamentou o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Goiás (CTB-GO), professor Railton Nascimento.