Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/07/2021 - Notícias

UFG decide que aulas da graduação continuarão de forma remota no próximo semestre letivo

UFG decide que aulas da graduação continuarão de forma remota no próximo semestre letivo

A Pró-reitoria de Graduação orienta que o semestre letivo 2021/1, que deve começar a partir do dia 26 de julho, seja planejado nos moldes do que já foi executado em 2020. A decisão pela continuidade das atividades acadêmicas de forma remota acontece apesar do avanço da vacinação nas últimas semanas, com a maioria dos profissionais da educação já vacinados com a primeira dose.

O pró-reitor adjunto de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, explica que há, no momento, três resoluções e um livro digital para orientar as diretrizes do ensino da graduação e da educação básica na UFG no contexto de pandêmico. “Esses documentos foram elaborados para garantir que o ensino na instituição seja desenvolvido preservando a qualidade, a isonomia e a segurança de todos os envolvidos”, afirma o pró-reitor, que também citou o franqueamento do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG), por meio da Resolução Consuni 33/2020 e a flexibilização do calendário acadêmico para 2021, por meio da Resolução Consuni 82/2021.

Segundo Israel, a recomendação é que seja avaliada a viabilidade para que todas as disciplinas previstas para o próximo semestre sejam realizadas nos moldes do Ensino Remoto Emergencial (ERE), como previsto em resolução do Conselho Universitário (Consuni). Caso a disciplina não possa ser ofertada remotamente por causa de sua natureza prática, de estágio ou laboratorial, a unidade ofertante deve avaliar se a disciplina poderá ser realizada como Atividade Prática Emergencial (APE), estabelecida em resoluções do Consuni. As disciplinas que, em virtude de suas particularidades, não se enquadrem nas modalidades de Ensino Remoto Emergencial ou Atividade Prática Emergencial, devem ter sua oferta suspensa até que o cenário seja oportuno, a fim de se preservar a qualidade do ensino.

Fonte: Ascom-UFG