Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/03/2022 - Notícias

Em resposta ao Adufg-Sindicato, UFCAT esclarece sobre os cuidados para retomada das atividades presenciais

Em resposta ao Adufg-Sindicato, UFCAT esclarece sobre os cuidados para retomada das atividades presenciais

Em resposta ao ofício encaminhado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) sobre os cuidados adotados para o retorno das aulas presenciais, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) esclareceu sobre as medidas que estão sendo implementadas. De acordo com a reitora, professora Roselma Lucchese, uma resolução aprovada pela instituição estabelece a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal como condição necessária para a realização de atividades presenciais.

Além disso, a reitora destacou que os procedimentos para a implantação desta decisão, que explicam de forma detalhada como ela funcionará, serão definidos em instrução normativa a ser apresentada à comunidade acadêmica nos próximos dias. “Adiantamos que cerca de 97% dos servidores da UFCAT estão com o ciclo vacinal completo (três doses) e a apresentação do passaporte será reiterada via Sistema Eletrônico de Informação (SEI)”, reforçou a professora.

Para aqueles que não possuírem o documento, será exigido apresentação de motivo médico para a não vacinação ou, no caso de ausência deste, um resultado negativo em teste de Covid feito nas últimas 72 horas, sendo repetido a cada ciclo, com observação dos protocolos de biossegurança da UFCAT para ambientes fechados (uso de máscaras e higiene das mãos).

No ofício, Roselma Lucchese pontuou, ainda, que as medidas estão descritas por meio do Manual de Biossegurança da UFCAT, material gráfico orientativo que foi confeccionado e afixado nos espaços da instituição. “As Unidades Acadêmicas já receberam orientações sobre a taxa de ocupação e necessidade de manutenção do distanciamento durante a realização das atividades, estando na UFCAT permitido a ocupação de 100% dos ambientes, desde que os protocolos de biossegurança sejam rigorosamente cumpridos”, complementou.

Reunião
As condições de trabalho diante do retorno das aulas presenciais na UFCAT foram discutidas em reunião realizada no dia 25 de janeiro deste ano, entre o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, a reitora da instituição, professora Roselma Lucchese, e o vice-reitor, professor Cláudio Lopes Maia.

Ao fim da reunião, foi acordado que o Adufg-Sindicato enviaria ofício à UFCAT com perguntas sobre as condições de trabalho para compreender melhor o processo de retorno. “O sindicato acompanhará todo o processo de retomada presencial para garantir a segurança da comunidade acadêmica”, afirma o professor Flávio.