Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/10/19 - Nota, Notícias

PROIFES-Federação: Nota de apoio à reitora da UnB, professora Márcia Abrahão

PROIFES-Federação: Nota de apoio à reitora da UnB, professora Márcia Abrahão

A PROIFES-Federação vem a público manifestar seu apoio à magnífica reitora da Universidade de Brasília (UnB), professora Márcia Abrahão, e à comunidade acadêmica desta importante universidade, diante de fato ocorrido nesta terça-feira, 22 de outubro de 2019, protagonizado pelo senhor ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Trata-se de mais uma tentativa de ingerência indevida do Executivo em uma Universidade Federal: o ministro Weintraub insistiu em desrespeitar e violar a autonomia universitária definida constitucionalmente, procurando pressionar uma dirigente eleita e em pleno exercício de seu mandato para que, à revelia de decisões democráticas de seus pares, permita que a gestão da vigilância da UnB seja feita pela Polícia Militar. De acordo com o ministro, tal ação seria necessária porque, em sua visão, as universidades federais estariam "infestadas de maconheiros, baderneiros e comunistas", e seria assim necessário conter essas ameaças. É importante ressaltar que novamente o ministro é indelicado e grosseiro com uma reitora.

Forçoso ponderar adicionalmente que essa visão, além de preconceituosa, equivocada e simplista, atenta, mais uma vez, contra a imagem das instituições que são o esteio do desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil e, deste modo, constitui perseguição às Universidades, aos Institutos Federais e aos seus docentes, contribuindo para a instalação de um clima de confronto entre os que aí trabalham e os que deveriam zelar pelo seu bom funcionamento, ao mesmo tempo em que presta um enorme desserviço à essencial defesa do fortalecimento da Educação Pública e de qualidade.

A PROIFES-Federação, ao repudiar firmemente quaisquer tentativas de cercear a autonomia universitária, vem aqui, portanto, hipotecar sua inequívoca e irrestrita solidariedade à magnífica reitora da UnB.

PROIFES-Federação.
Brasília, 22 de outubro de 2019.