Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/05/2025 - Notícias

As eleições do Adufg-Sindicato e a força da nossa democracia interna

As eleições do Adufg-Sindicato e a força da nossa democracia interna

Nos dias 13 e 14 de maio, os(as) docentes da UFG, UFCAT e UFJ foram às urnas para decidir os rumos do Adufg-Sindicato. Com uma participação histórica da nossa categoria, essas eleições mostraram que nosso sindicato está no caminho certo e que está cada dia mais forte, representativo e atuante.

É importante ressaltar a significativa participação dos(as) professores(as) em todo o processo. Duas chapas concorreram à diretoria e tivemos 78 candidatos ao Conselho de Representantes. Ao longo da campanha, todos(as) tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias, seus pontos de vista e seus projetos para que a nossa entidade continue crescendo.

No total, 1.723 pessoas votaram, o que representa 66,75% dos nossos filiados. Essa é uma prova inequívoca da força da nossa democracia interna. Mostra também que tomamos uma decisão acertada ao optar pela defesa da nossa autonomia política, nos firmando como legítimos representantes dos(as) professores(as) das universidades federais de Goiás.

Essa expressiva participação também é consequência do nosso sistema eletrônico de votação. Fácil, rápido, seguro e confiável, ele permite que os(as) eleitores(as) possam votar onde estiverem, no computador ou no celular. Isso garante praticidade na apuração e, mais do que isso, participação efetiva de cada professor(a) na eleição.

Gostaria de parabenizar as duas chapas que disputaram o processo, a todos(as) os(as) candidatos(as) ao Conselho de Representantes e a toda a nossa categoria. Nosso sindicato é uma referência nacional porque tem presença atuante na base e porque zela pela democracia interna e pelo livre debate de ideias.

O Adufg-Sindicato sai dessa eleição mais forte do que entrou, e o mérito é de cada docente que se dedica a construí-lo. Seguindo por esse caminho, certamente estaremos mais fortalecidos para defender a nossa categoria, nossas carreiras, as universidades e a educação pública, gratuita e de qualidade.

Por: Geci Silva.