Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/05/2025 - Notícias

Pesquisa e descontração: Junto à UFG, Adufg-Sindicato participa do Pint Of Science 2025

Pesquisa e descontração: Junto à UFG, Adufg-Sindicato participa do  Pint Of Science 2025

Conciliar conhecimento científico às rodas de conversa nos bares goianos: essa é a proposta do Pint of Science 2025, evento internacional que chega à capital goiana para mesclar temas pertinentes ao ambiente universitário com a descontração típica dos botecos. 

O evento, conhecido em 27 países e 169 cidades, ocorre de 19 a 21 de maio em bares de Goiânia e reúne pesquisadores e pesquisadoras da UFG para debater sobre variados temas discutidos dentro da universidade. Assunto como tecnologia aliada às preocupações sociais, arte à saúde, emergências climáticas e vida no Cerrado são abordados e têm como pontos de encontro o Rio Bahia Restaurante Bar, no setor Marista, e o ThörDon Bierhaus Pub, no Setor Jaó. 

O atual presidente do Adufg Sindicato, Geci Silva, comentou sobre a participação no evento. “É fundamental para o sindicato participar de eventos relevantes como o Pint of Science, que proporciona ao público em geral o acesso ao conhecimento sobre as pesquisas científicas mais recentes feitas na universidade, em um formato acessível e descontraído”. O diretor da nova gestão (2025-2028), Tertius Lima, também esteve presente no primeiro dia do Pint of Science. 

Já a coordenadora do evento, Márcia Araújo, diz que a ideia do bate papo é que o clima seja bastante prazeroso, com boa conversa, petiscos e bebidas. 

A programação

ThörDon Bierhaus Pub

No primeiro dia (19), a apresentação foi do professor Lucas Céleri, que abordou o tema Questões interessantes sobre o tempo e o universo, descortinando os sentidos da Física para a compreensão do tempo e do espaço no qual a humanidade vive. 

Ontem (20), o foco foi as ciências sociais. A convidada será a professora Luciana Oliveira, da Antropologia, que falará sobre o assunto Re-humanizar a vida - o desafio de restituir a dignidade perdida.

Por fim, o bar abre espaço para as artes visuais e o cinema. Quem estará à frente é a pesquisadora Ana Rita Vidica, da Faculdade de Informação e Comunicação, com o projeto Lambe-lambe em Goiânia, que apresentará histórias em vídeo documentário, com destaque às ruas do centro da cidade sob a perspectiva dos fotógrafos lambe-lambes. 

Rio Bahia Restaurante Bar

Na segunda-feira, a roda de conversa foi sobre o assunto do momento: a inteligência artificial. Com o tema Inteligência Artificial que faz bem à saúde - pesquisas para desenvolvimento de fármacos, a docente do curso de Farmácia traz à tona a necessária abordagem sobre o desenvolvimento de fármacos para o tratamento da diabetes tipo 2. 

No segundo dia, o bate-papo foi sobre o bioma que é o coração do Goiás: Vamos falar do nosso bem-estar? Biodiversidade no cerrado, desmatamento e mudanças climáticas, com as pesquisadoras Luisa Carvalheiro, do Departamento de Ecologia, e Elaine Silva, do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento.

Hoje, o público presente acompanhará o trabalho do professor e multi instrumentista Everton Luiz, da Escola de Música e Artes Cênicas. Em sua pesquisa, ele discute as trilhas sonoras de jogos eletrônicos, filmes e teatro. 

Fonte: Jornal Opção